Projeto de casas, interiores ou design?

Projeto de Casas: Começo

Para entender o porquê de se elaborar Projeto de Casas, é preciso começar do começo: o que é casa?

De uma forma bem resumida, quando os nômades passaram a ser sedentários, ou seja, deixaram de perambular para se manterem fixos em um determinado lugar, surgiu o conceito de casa e nessa época ela era considerada somente um abrigo.

Projeto de Casas 768x1024 - Projeto de casas, interiores ou design?

Hoje em dia, nossas casas têm diversas funções além de abrigo, ela supre nossas necessidades essenciais, mas também promove lazer, diversão, além de oferecer espaços externos.

A casa também é nosso lar. Ela é um conjunto de sentimentos, de coisas boas e pode ser que ruins também. Dessa forma, quando pensamos em casa, pensamos no ideal para nós, ou seja, como a casa irá atender todas as nossas necessidades e não necessidades. E é por isso que é tão importante elaborar um Projeto de Casas.

Projeto de casas

Projeto de Casas nada mais é do que a parte escrita de um projeto arquitetônico, que irá auxiliar na criação e desenvolvimento, além de servir como guia para a construção desde o início até o acabamento. É importante informar que seu desenvolvimento é imprescindível para qualquer tipo de construção, não somente residenciais.

Existem muitos tipos de casas com inúmeras possibilidades e por meio do projeto é possível compreender a melhor maneira de atender as necessidades e gostos de cada pessoa ou família de forma individual. Sendo assim, pode-se dizer que o projeto é a materialização de uma ideia e em muitos casos a realização de um sonho.

Importância

Agora que entendemos o que é o Projeto de Casas, precisamos falar sobre sua importância também.

Por meio do projeto é possível prever problemas e solucioná-los antes mesmo que ocorram fazendo com que a obra saia como planejada. Além disso, prevê os recursos físico-financeiros necessários para realizar a obra, ou seja, ele alinha os desejos dos clientes com o que é possível ser realizado dentro do orçamento disponível.

Projeto de Casas Planta 1024x671 - Projeto de casas, interiores ou design?

Por fim, segundo Paula Katakura, professora do curso de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia o projeto também é importante, pois é possível construir de forma planejada, com a previsão de todos os ambientes, pensando nas condições de conforto ambiental, de ergonomia, de materiais e sistemas a serem utilizados.

Etapas

São necessárias 5 etapas para concluir o Projeto:

  1. Pré-projeto: são levantados os dados do terreno e entorno, assim como as necessidades e objetivos a serem alcançados.
  2. Estudo preliminar: Com os dados obtidos anteriormente, o arquiteto já pode realizar um esboço do projeto, no qual serão realizadas plantas, perspectivas 3D, layouts, etc.
  3. Anteprojeto: Após o projeto preliminar ser aprovado, será realizada a planta-baixa com as informações técnicas já definidas, colocando em prática o projeto.
  4. Projeto Executivo: É o desenvolvimento detalhado do anteprojeto.
  5. Compatibilização: Por fim, integra-se o projeto executivo com os demais projetos, como elétrico, hidráulico, etc. Com isso, já é possível iniciar a obra.

Projeto de Interiores

E projeto de interiores, já ouviu falar? Ele é um dos projetos que complementam o Projeto de Casas ou Arquitetônico. Como o próprio nome diz, é referente ao interior da casa, como ergonomia, conforto acústico e térmico, luminotécnica, etc, junto à estética e funcionalidade do local. E assim como o Projeto Arquitetônico, o Projeto de Interiores também é ajustado às necessidades e gostos do cliente. Além disso, ele pode ser feito em um espaço já construído, não precisando ter o Projeto Arquitetônico anteriormente.

Projeto de Casas Interior 1024x683 - Projeto de casas, interiores ou design?

É importante ressaltar que Projeto de Interiores é diferente de Design de Interiores ou Decoração, vamos explicar mais pra frente esses também.

O Projeto de Interiores também possui etapas:

  1. Briefing com o cliente para entender gostos e necessidades;
  2. Apresentação da Proposta;
  3. Assinatura do Contrato;
  4. Preenchimento de questionário sobre o projeto e definir inspirações;
  5. Apresentação do Estudo Preliminar;
  6. Visita a lojas para escolha de materiais e moveis;
  7. Detalhamento dos ambientes: orientações para lojas executarem a obra;
  8. Entrega.

Ufa! Quanta coisa, não? É importante entendermos todos os passos para compreender que o Projeto de Interiores é um investimento válido, pois assim como o Projeto Arquitetônico ele garante um planejamento adequado direcionando e provisionando os gastos corretamente.

Design de Interiores

Já o Design de Interiores é mais voltado para decoração. O profissional precisa ser multi-task, ou seja, ele tem o bom senso do decorador, conhecimento de engenheiros e arquitetos, e por último, mas não menos importante, o olhar técnico-científico e artístico do designer.

O Designer de Interiores planeja e organiza espaços, escolhendo e combinado diversos elementos de um ambiente. Além disso, procura deixar os espaços bonitos mas também funcionais. Ele também escolhe as cores, materiais, acabamentos e iluminação adequando, assim como os outros projetos, às necessidades, gostos e orçamento do cliente.

Projeto de Casas Design 1024x486 - Projeto de casas, interiores ou design?
Designer: Sueli Alcici

E não para por aí! Por poder administrar o projeto de decoração, o Designer de Interiores cuida de tudo: estabelece cronograma, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de pedreiros, marceneiros, gesseiros, pintores, eletricistas, etc. É muita responsabilidade, né? E por fim, projetam ambientes residenciais e comerciais tanto interna quanto externamente.

Agora que você entendeu a diferença entre os projetos, já sabe qual o melhor pra você, certo? Você pode realizar os 3 de uma única vez, ou deixar para ir realizando aos poucos. Fica a seu critério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *